A gripe é uma doença respiratória aguda, geralmente autolimitada, causada pelo vírus influenza. Caracteriza-se por apresentar distribuição universal e ocorrer em surtos ou epidemias, com grande impacto na saúde pública.
Apesar de serem entidades clínicas distintas, gripe e resfriado são frequentemente confundidos. O resfriado pode ser provocado por diferentes vírus respiratórios (rinovírus, adenovírus, parainfluenza e até mesmo o vírus influenza, entre outros) e, clinicamente, caracteriza-se por apresentar, predominantemente, sintomas de vias aéreas superiores, como coriza, obstrução nasal, prurido nasal, dor de garganta, conjuntivite, podendo ocorrer tosse.
Os pacientes apresentam pouco ou nenhum comprometimento sistêmico. A gripe é provocada exclusivamente pelo vírus influenza e, além de apresentar os sintomas de vias aéreas superiores e inferiores em maior intensidade que o resfriado, caracteriza-se por repercussão sistêmica importante, com comprometimento do estado geral.
A gripe ocorre, mais frequentemente, nos meses de inverno e, habitualmente, o pico surge entre Dezembro e Março, no hemisfério norte. Só atinge o hemisfério sul (África e América do Sul) meio ano mais tarde, na época fria local. Admite-se a existência de casos esporádicos de gripe ao longo de todo o ano. Os casos de gripe que aparecem isolados fora do inverno passam habitualmente sem diagnóstico sendo rotulados de "síndromes gripais".